10 C
Timbó
quarta-feira, 2 de julho de 2025

Empresários, autoridades e PMs são homenageados

Data:

Empresários, autoridades e PMs são homenageados
0º Batalhão da Polícia Militar reconhece parcerias que contribuem para a realização dos trabalh …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: FOTOS: CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

TIMBÓ – A Polícia Militar de Timbó esteve em festa na manhã do dia 23 de novembro, momento da realização da solenidade que integra as atividades de comemorações dos 25 anos de criação do 10º Batalhão da Polícia Militar. O evento que aconteceu na sede da 2º Companhia de Polícia Militar de Timbó contou com a presença do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, tenente coronel, Cláudio Roberto Koglin e do comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar, o capitão Átila Tiago Royer, além de autoridades militares, políticas, empresarias e sociais, policiais da reserva e comunidade em geral.
Na abertura da solenidade a banda de música do 23º Batalhão de Infantaria, apresentou a canção da Polícia Militar do  Estado de Santa Catarina, com letra e música do tenente coronel, Roberto Kel.
Após a apresentação foram realizadas as homenagens, primeiramente à policiais militares da reserva remunerada, a sargento, Carin Schumann Dehlano e ao cabo, Osvaldo de Oliveira, receberam uma menção honrosa do Comando Geral pelos 30 anos de serviços que prestaram à sociedade catarinense.
A Polícia Militar recebeu a entrega de equipamentos e viatura, através do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros e de Melhoria da Polícia Militar (Funrebompom). O fundo é resultado do empenho conjunto entre as esferas Estadual, Municipal e da própria Polícia Militar, o que permite alocar recursos advindos de tributos estaduais diretamente no município a que pertencem as unidades da Polícia Militar em Santa Catarina.
Na oportunidade foram entregues através dos valores uma viatura Renault Duster, no valor de R4 55 mil, duas carabinas Taurus Famae, .40 e 20 coletes de proteção balística no valor de R$ 50 mil, totalizando um investimento na ordem de R$ 105 mil.
Tanto a viatura como os equipamentos são fundamentais para garantir a continuidade do serviço de excelência que a Polícia Militar presta em Timbó.

Recordação alusiva
No dia 6 de março, o 10º Batalhão da Polícia Militar completou 25 anos de criação. É uma data grandiosa que efetivamente todos os envolvidos neste setor querem comemorar, pois grandiosa foi a atuação desta unidade da Polícia Militar.
O sucesso das atuações policiais dependeu da participação de diversas pessoas e segmentos da sociedade. Como forma de reconhecer e agradecer o apoio prestado ao 10º Batalhão de Polícia Militar e à comunidade, foi criada uma recordação alusiva a data.
Deste modo as homenagens, com sua relevante importância, foram divididas em três categorias diferentes. A primeira categoria compõe-se das instituições e pessoas jurídicas que intimamente contribuíram com o 10º Batalhão de Polícia Militar na árdua missão de promover segurança pública na cidade de Timbó e região durante estes 25 anos.
Entre os homenageados desta categoria estava o presidente da Associação Empresarial do Médio Vale do Itajái (Acimvi), Mário Fávero; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Timbó, Geraldo Censi; o empresário e proprietário da Rádio Cultura, Jetter Reinert Sobrinho; o editor chefe do Jornal do Médio Vale, Evandro Loes e o empresário e proprietário do Supermercado Schutze, Arno Schutze Filho. 
Na segunda categoria os homenageados com a recordação de 25 anos do Batalhão são pessoas que integram a comunidade e que nestes 25 anos não mediram esforços em colaborar com o 10º Batalhão de Polícia Militar no cumprimento de sua missão constitucional: Juíza da Vara Criminal de Indaial, Leila Mara da Silva; Juiz da Vara Criminal de Timbó, Ubaldo Ricardo da Silva Neto; o promotor de Justiça, José Renato Corte; o promotor de Justiça, Alexandre Daura Serratine; o ex-prefeito da cidade de Timbó, Waldir Ladehoff; o servidor do Fórum de Timbó, George Maas; o proprietário da Oficina Schumann, Renato Schumann e o gerente do Supermercado Schutze, Luiz Carlos Gama Alves.
A terceira e última categoria de homenageados representou o reconhecimento mais importante da solenidade. Diferentemente dos anteriormente agraciados que “metaforicamente” vestem a farda da PM, este reconhecimento é destinado aos homens e mulheres que orgulhosamente envergam ou já envergaram o brim cáqui, o matiz que está presente nos uniformes.
Vale mencionar que os militares estaduais homenageados são reconhecidos pelo fiel cumprimento à missão e pelo empenho diário na persecução de um objetivo maior, na busca incessante da preservação da ordem pública: Cabo Soldado Osvaldo de Oliveira; cabo Vânio Mafra; Soldado Joaquim João do Nascimento; Cabo Joaquim de Novais; tenente coronel da BM, Valter Ferreira Póvoas Junior; subtenente Maurício Clemente Pessotti; 1º sargento Alair de Oliveira Cabral; 2º sargento Edson Luiz David; 3º sargento Francisco Berto; 3º sargento Carlos Valdeci Floriano; 3º sargento Denival Silva de Paula; 3º sargento Jacinto Dias de Oliveira e 3º sargento, Clovis Daniel Pisetta.
Todos os homenageados das três categorias receberam das mãos das autoridades policiais uma medalha de prata como recordação dos 25 anos do 10º Batalhão da PM.

Pronunciamentos
Após as homenagens foram convidados para deixarem suas mensagens de agradecimento: o vice-prefeito de Timbó, Darcizio Bona que no ato representava o prefeito Láercio Schuster Junior. Bona afirmou que a segurança é um dos maiores anseios da população e que o povo quer a PM perto de si.
O secretário da SDR de Timbó, Rogério Raul Theiss em seu pronunciamento disse que a data de 25 anos de comemoração é muito importante e ao ouvir a canção da PM: “Na batalha é que vencemos, temos a certeza que o desafio do dia a dia de todos os policiais militares é levado com muita seriedade e respeito e esse trabalho traz a paz aos familiares e comunidade em geral. Obrigado por vocês existirem”, frisou ele.
Para finalizar a solenidade o tenente coronel, Cláudio Roberto Koglin fez uso da palavra e começou dizendo que a carreira de policial militar é uma carreira que demanda comprometimento e abnegação.
São várias as madrugadas em claro, datas festivas passadas longe dos familiares, enfim uma carreira repleta de sacrifícios, mas também de muitas alegrias. “Mas esse trabalho torna-se mais fácil quando temos parcerias, como das pessoas, empresários e autoridades que aqui hoje foram homenageadas. Parcerias como a do prefeito Waldir Ladehoff que quando prefeito de Timbó, pegou a caneta e através do empenho de um grupo maior nos possibilitou que tivéssemos um teto para melhor servir à comunidade timboense e deu-se assim a construção da sede da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. São essas e muitas outras parcerias que fazem com que os nossos homens tornam-se não apenas policiais militares, mas também amigos das pessoas que aqui residem”, destacou Koglin ao terminar dizendo que sempre teve consigo uma frase que representa a PM de SC: “Braço forte e  mão amiga. Para quem procura a PM mão amiga para quem desafia a PM, braço forte”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.