23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Escritora dedica sua vida aos estudos sobre o envelhecimento

Data:

Escritora dedica sua vida aos estudos sobre o envelhecimento
A escritora Rosane Magaly Martins tem vários talentos, de jornalista a advogada, ela também é cro …

Mariana Alcântara/JMV

Foto: Arquivo Pessoal

FLORIANÓPOLIS – A escritora Rosane Magaly Martins tem vários talentos, de jornalista a advogada, ela também é cronista, contista e poetisa. Desde 2008 é presidente do Instituto Ame Suas Rugas, fundado por ela após fazer uma pós graduação em gerontologia. A blumenauense, atualmente mora na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde fica a sede do instituto.
“Fui jornalista por 10 anos, foi na redação que aprendi a respeitar fontes, a ouvir os dois lados da história, a entender que a verdade possui muitas facetas. Também foi trabalhando como repórter que conheci meu atual marido, que fiz a primeira grande greve e entendi as forças que integram os veículos de comunicação”, conta Rosane.
Após trabalhar como jornalista, no início dos anos 90, a escritora decidiu cursar Direito, já que trabalhando com jornalismo a renda era pouca. Cinco anos depois, abriu um escritório como advogada em Blumenau. A área em que trabalhou, e ainda trabalha até hoje, foi o Direito de Família.
“Os conflitos eram muitos e passei a fazer diversos cursos de psicologia e psicanálise, eneagrama, biopsicologia, alguns com duração de dois, três anos, para ter uma abordagem mais eficaz com as sofridas pessoas que me procuravam. Iniciei assim a prestar um atendimento holístico, inédito no estado”, explica a advogada.
Com o sucesso na carreira, Rosane começou a realizar um trabalho voluntário na cidade, destinado às mulheres vítimas de violência. “Seria um grupo de terapia corporal, neste grupo surgiram como inscritos pessoas idosas que queriam e precisavam de maior compreensão corporal. Daí para a Gerontologia foi rápido”, fala a escritora.
A advogada se inscreveu no primeiro curso de pós-graduação na área de Gerontologia, na Furb. Sua monografia foi sobre gerontotranscendência, trabalho que lhe rendeu uma participação no 1º Congresso Internacional de Gerontologia, em Lisboa.
“De Lisboa fui para Cartagena, na Colômbia, para o Congresso Latinoamericano. Depois passei a ter relacionamento com profissionais de toda a América Latina, o que fez com que organizássemos uma instituição, para apresentação de projetos e captação de recursos”, diz Rosane.
Foi aí que surgiu o Instituto Ame Suas Rugas, fundado em 2008, sem apoio de empresas ou poder público. Por motivos pessoais, a escritora foi morar em Florianópolis, em fevereiro de 2010, passando a sede do Instituto para a capital catarinense.
“Atualmente ministro palestras, dou cursos, aulas em pós-graduação. Devo ir para a Espanha, para um mestrado, ainda este ano. O objetivo depois é emendar num doutorado. Isso qualifica a entidade e capacita-me para ser conferencista internacional”, adianta Rosane.
Através do instituto a escritora já publicou quatro livros: “Ame suas rugas: viver e envelhecer com qualidade”, em 2006; “Ame suas rugas: aproveite o dia”, em 2007; “Ame suas rugas: pois há muito por viver, em 2008, e “Ame todas as Suas Idades”, em 2010. É também autora de diversos livros sobre outros assuntos, como, por exemplo, “Diário de uma aborrecente”, de 2007; “Martins ao Cubo”, de 2008, e “Clio no Cio escritos livres sobre o corpo”, de 2010.
Além de tudo, a escritora ainda possui três blogs: http://pulonovazio.blogspot.com, onde publica poesia, contos e crônicas; http://institutoame.blogspot.com, site do instituto, onde posta informações sobre gerontologia envelhecimento e http://advogadaemflorianopolis.blogspot.com, endereço para publicar notícias jurídicas.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui