15.2 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Homenagens marcam cerimonial de aniversário

Data:

A emancipação política de Timbó ocorreu em 1934, quando o município foi desmembrado de Blumenau, tornando-se uma cidade autônoma. Este acontecimento foi resultado de um movimento político e social da população local, que buscava mais autonomia e desenvolvimento para a região. Assim, em 25 de março de 2024, o município de Timbó celebra 90 anos de emancipação política. E para marcar a data, o Executivo municipal realizou, na manhã de ontem, dia 25 de março, a tradicional solenidade alusiva à data em frente à Prefeitura.

Marcaram presença na solenidade autoridades e representantes de entidades municipais, instituições de ensino, servidores públicos, imprensa e comunidade em geral. O protocolo relatou o significado de emancipar: “emancipar-se é conquistar a liberdade e autonomia política necessária para o desenvolvimento do município. Crescer com dignidade e respeito, atendendo aos anseios do povo. É sinônimo de cidadania!”.

- Publicidade -

Participaram do hasteamento das bandeiras o prefeito Jorge Krüger, de Timbó, e os vice-prefeitos, Nilton Theilacker e Dediergo Wolter Filho, de Santa Catarina e do Brasil.

Os hinos Nacional e Municipal foram entoados pela Banda Municipal Professor João Müller, sob a coordenação do maestro Luiz Lenzi. Após, o estudante da Escola Municipal Polidoro Santiago, Guilherme Luiz Vicenzi, declamou o poema “É noite em teu jardim mãe”, do saudoso poeta timboense Lindolf Bell.

Na oportunidade, o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, destacou que “hoje celebramos 90 anos de emancipação política de Timbó, um marco de resiliência e perseverança. Em meio a desafios, Timbó ergue-se repleta de determinação e esperança. Somos uma cidade que se reinventa a cada obstáculo. Prosperamos impulsionados pela força do nosso povo. Cada passo dado é uma declaração de coragem, de compromisso com um amanhã melhor. Hoje, honramos não apenas o passado, mas a promessa de um futuro cada vez mais brilhante, sempre alimentado pelo trabalho árduo e pela resiliência de um povo incansável”.

Além das homenagens a Timbó, também houve um momento especial destinado ao Grupo Folclórico Os Cinquentões, que no dia 25 de março, também completou 40 anos de fundação. O Grupo “Os Cinquentões” foi fundado em Timbó no ano de 1984, durante a gestão do saudoso prefeito Ingo Germer (in memoriam) e seu respectivo secretário de Turismo, Gerold Zickurt (in memoriam). O nome do grupo foi inspirado nas comemorações dos cinquenta anos de emancipação política e administrativa do município na época.

O Grupo Folclórico “Os Cinquentões” tem como objetivo resgatar e manter viva a tradição da música de bandoneon, trazida pelos imigrantes europeus, e serve de inspiração para jovens músicos que desejam iniciar nesse estilo musical. Após a sua apresentação musical, a coordenadora do grupo, Eliane Koepsel Bloedorn, juntamente com o músico mais antigo, Leopoldo Teske, receberam em nome do Grupo, das mãos do prefeito Jorge Krüger, uma placa em homenagem ao seu aniversário e em agradecimento por suas contribuições à cultura e história de Timbó.

Sessão Solene

Em continuidade às celebrações dos 90 anos de emancipação política de Timbó, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edson José Bona, convida toda a comunidade para uma sessão solene e significativa. “Hoje, dia 26 de março, às 17h, no Plenário Walter Butzke, estaremos reunidos para celebrar este marco histórico: os 90 anos de emancipação política de Timbó”, convida Bona.

Segundo o presidente, “esta sessão solene não apenas relembrará o passado, mas também reconhecerá os esforços e conquistas que moldaram nossa comunidade ao longo das décadas. É um momento para refletir sobre nossa trajetória, superando desafios e aspirando a um futuro melhor”.

Bona enfatiza que “a presença de todos é fundamental para enriquecer esta homenagem e fortalecer os laços que nos unem como cidadãos de Timbó”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui