22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

Obras realiza ações importantes para a comunidade

Data:

Obras realiza ações importantes para a comunidade
Secretário faz balanço das atividades desenvolvidas no final de 2010 e início de 2011 …

CLARICE DARONCO/JMV

Foto: PMT

TIMBÓ – A Secretaria de Obras da Prefeitura de Timbó trabalhou nos últimos dias do ano de 2010 com apenas 40% do total de servidores e foi responsável pela efetivação de várias obras que encontravam-se em andamento, informa o secretário da pasta, Orlei Pedron. Segundo ele, entre os trabalhos que tiveram continuidade está o alargamento da Tifa Hordina, importante via que liga a zona rural de Tiroleses com a rodovia Tercílio Marchetti que dá acesso a Rio dos Cedros e Timbó. “De acordo com os moradores da região essa obra era reivindicada há mais de 20 anos”, observa Pedron ao destacar que a rua serve de passagem de várias máquinas agrícolas. Para o alargamento da Tifa Hordina estão sendo realizadas obras de terraplanagem e estão em construção quatro travessas e duas tubulações no sentido da rua, para melhorar a drenagem pluvial. “Estão sendo implantados cerca de 400 tubos, de diversas bitolas, para melhor escoar a água da chuva e não prejudicar a estrada”, observa o secretário.
Pedron observa que estão sendo alargados 1,5 metros da extensão da via, e agora a estrada passará de cinco metros de largura para 14 metros, onde oito são de pista e três metros são de calçada de cada lado. Nas últimas etapas da obra serão realizados os serviços de nivelamento da pista e macadamização de toda a rua.    
 O secretário ressalta que os servidores que trabalharam no final de 2010, estavam realizando ações planejadas,sendo que um grupo ficava a disposição para a efetivação de situações pontuais junto a comunidade.
No período, explica Pedron, haviaduas equipes trabalhando na construção de bocas de lobo na rua Oswaldo Cruz. “As equipes são formadas por quatro servidores, sendo dois pedreiros e dois serventes. Também temos uma equipe menor, com um pedreiro e dois serventes”, explica o secretário. Na rua Oswaldo Cruz, segundo Pedron, um trecho já está com as bocas de lobo prontas e agora irá iniciar o processo de implantação da cancha para posterior pavimentação da via. Nos demais trechos seguem a implantação das bocas de lobo. A empresa Paviplan Pavimentação Ltda vai efetuar as obras de pavimentação em uma extensão de 847,70 metros, da rua Osvaldo Cruz, no bairro Industrial. A empresa já realizou os serviços de terraplanagem, de regularização da via e o nivelamento final para a colocação da pavimentação. A drenagem da via já foi executada pela prefeitura.
Pedron informa que na próxima semana serão retomados os trabalhos para a pavimentação da rua Cornélius Germer, no bairro Imigrantes. Também estão em andamento as pavimentação pelo projeto de Pavimentação por Mutirão.  Teve início no mês de janeiro a pavimentação da rua Nova Zelândia, no Bairro das Nações, em uma área de 2.160 metros quadrados. Nesta semana a rua começou a receber o tijolão de concreto que apresenta maior durabilidade e absorção. A cancha para a pavimentação foi realizada pelos servidores da Secretaria de Obras. Em breve deve iniciar os trabalhos na rua Maracajá, sendo que já foram executadas as obras de pavimentação no Beco Hungria e na rua Rudolf Gellert. “Estamos finalizando os trabalhos de drenagem nas ruas Minas Gerais e parte da Pernambuco que em breve irão receber a pavimentação”, adianta o secretário.

Obras de macrodrenagem
As obras de macrodrenagem que estão ocorrendo no Bairro Araponguinhas e Oscar Piske já tiveram 50% dos trabalhos efetivados, observa o secretário Orlei Pedron. O objetivo dessas obras, que integram o Programa de Macrodrenagem Urbana,  é o de acabar de vez com o problema das enxurradas que prejudicam os moradores dessas ruas. “Ao todo serão colocados mais de três mil tubos de diversas bitolas, nas duas ruas”, observa Pedron.
Na próxima semana, a empresa estará realizando a colocação de 30 tubos de dois metros de diâmetros nas imediações do cruzamento, onde está o semáforo. Neste sentido o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran informa que desligará o conjunto semafórico do cruzamento da rua Araponguinhas, que será interditada, e os veículos deverão passar pelo desvio nos dois sentidos da via. A empresa que está realizando o trabalho, em parceria com a Prefeitura, disponibilizará profissionais para que possam orientar os motoristas. O Demutran solicita aos motoristas cautela e redução de velocidade no trecho para que o fluxo de veículo possa acontecer normalmente.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui