18.1 C
Timbó
terça-feira, 16 de julho de 2024

Pode nevar em Santa Catarina entre a noite dessa terça e a madrugada de quarta, dia 10

Data:

Confira em qual região do estado o fenômeno pode ser registrado

De acordo com a previsão feita pela Epagri-Ciram, a semana fria e úmida pela qual Santa Catarina está passando tem chance de chuva congelada e neve no Planalto Sul do Estado.

- Publicidade -

Segundo o órgão, o frio segue intenso em SC e os sistemas atmosféricos instáveis mantém a umidade alta e a chuva frequente no estado, com temperatura máximas que não passam dos 16°C a 18°C.

Na noite de terça, dia 09, e madrugada de quarta-feira, 10, com a temperatura próxima de 0°C a -2°C nas áreas altas do Planalto Sul, não se descarta a ocorrência de chuva congelada e neve.

Essa condição se intensifica na noite de quinta, 11, e madrugada de sexta-feira, 12, com a chegada de uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.

Para que a precipitação de neve ocorra, é necessária a combinação de alguns ingredientes na atmosfera: a temperatura na camada em 850 hPa (em torno de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve se manter próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta ao longo do trajeto até o solo.

Pomerode
Para a cidade de Pomerode, a semana também será chuvosa e de baixas temperaturas. De hoje até sexta-feira, as mínimas serão de 10°C e as máximas não passam dos 16°C.

Chuva congelada, chuva congelante ou neve? Acompanhe a explicação da Defesa Civil para cada um dos fenômenos
Nesta época do ano, sempre se fala bastante sobre precipitação invernal, e normalmente surgem dúvidas sobre a diferença entre os três tipos mais comuns: chuva congelada, chuva congelante e neve.

A chuva congelada ocorre quando um floco de neve na sua queda até a superfície, passa por uma camada de ar com temperatura positiva, descongelando, mas congelando novamente ao encontrar outra camada de ar mais frio próximo da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, por isso é muito comum observar a precipitação de chuva congelada misturada a alguns flocos de neve.

A chuva congelante ocorre quando a precipitação ocorre na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.
Já a neve, é o tipo de precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

Fonte: Testo Notícias

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui