22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Saúde e Educação oferecem equipe de apoio especializado

Data:

Saúde e Educação oferecem equipe de apoio especializado
COMPORTAMENTO: Alunos foram encaminhados para tratamento de problemas nas áreas de fonoaudiologia e …

Cleiton Baumann

INDAIAL – A proposta da Secretaria de Educação de Indaial, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Equipe de Apoio Especializado, vem acontecendo desde o mês de abril deste ano, com competência e compromisso. O trabalho proposto pelos profissionais da Equipe é desenvolvido através de um cronograma, no qual constam todas as escolas do ensino fundamental e todas as unidades de educação infantil. A equipe realiza uma avaliação dos resultados parciais, uma vez que o ano letivo não terminou.
Cada profissional realizou as ações propostas conforme a demanda observada, que apesar do cronograma inicial, contemplou alguns casos mais urgentes com a devida consideração e foco específico. De acordo com a profissional de fonoaudiologia, o trabalho foi caracterizado em cinco ações diferenciadas. Das 20 Unidades de Educação Infantil do município, dez foram visitadas resultando num total de 88 triagens (avaliações individuais). Deste número, 32 crianças foram encaminhadas para tratamento no SAIS, o que equivale a 36% da demanda.
Das 13 escolas municipais do ensino fundamental, sete foram visitadas resultando num total de 127 triagens (avaliações individuais). Deste número, foram encaminhadas 47 crianças para tratamento no SAIS, o que equivale a 37% da demanda. Foram realizados 16 grupos de estudo com os educadores das escolas e unidades e 68 atendimentos individuais aos pais de alunos.
Na área de psicologia, o trabalho foi caracterizado em nove ações diferenciadas. Entre elas destacam-se: 17 visitas às escolas e unidades para apresentação da profissional e levantamento dos casos encaminhados pela orientação escolar; 19 atendimentos a grupos de alunos e aplicação de questionário; 15 famílias foram entrevistadas para avaliação das dificuldades apontadas pela escola, orientação e encaminhamentos necessários; sete professores receberam orientações específicas com relação às dificuldades apresentadas; uma escola foi contemplada com a participação da psicóloga no conselho de classe de 6º e 7º ano, para levantamento das turmas com maior dificuldade e planejamento do trabalho a ser desenvolvido; uma escola foi contemplada com palestra pela psicóloga, numa reunião de pais para conversar a respeito da importância da família na educação dos filhos e na sua vida escolar.
A psicologia realizou 55 atendimentos na Secretaria de Educação, em sala específica da Equipe de Apoio Especializado. Esses atendimentos serviram para a entrevista e orientação de pais e avaliação de alunos; 29 atendimentos foram feitos nas escolas e unidades, com a realização de entrevista e orientação de pais e avaliação de alunos; duas reuniões de pais foram realizadas para esclarecer a respeito do desenvolvimento infantil e um atendimento de aluno do Ceja e família para orientação. Os profissionais da equipe frisam que a verdadeira qualidade e inclusão na Educação são possíveis com ações como esta, que percebem a criança na sua individualidade e a respeitam como tal.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui