29.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Vereadores pedem mais policiais para Timbó

Data:

O tema segurança pública foi um dos assuntos da sessão ordinária do dia 2 de abril na Câmara de Vereadores de Timbó. Na pauta do dia, foi aprovada a Moção de Apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina e ao Presidente da Assembleia Legislativa, para tomarem as medidas necessárias para a reposição do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil do município de Timbó. A Moção nº 0003/2024 é de autoria da vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti e vereador Douglas Emanuel Marchetti, e subscrita pelos demais vereadores: Adriano José da Silva, Carlos Adriano Krüger, D’jonatha Brayan Cristofolini, Edson José Bona, Flávio Germano Buzzi, Haroldo Fiebes e Rubens Borchardt.

O tema é extremamente importante no cenário das políticas públicas, devendo ser prioridade em qualquer dos entes federativos. É de conhecimento público que o Estado de Santa Catarina tem enfrentado uma crise na segurança pública, com a falta de recursos e de pessoal. 

- Publicidade -

Infelizmente, nosso município não tem sido exceção a essa situação. A escassez de policiais militares e civis tem sobrecarregado aqueles que continuam ativos, impedindo que realizem um trabalho efetivo e de qualidade.

O fato do município de Timbó e outros da região terem apresentado grande desenvolvimento nos últimos anos, obtendo bons índices de qualidade de vida à população, e tendo em vista que a cidade se transformou na capital nacional do cicloturismo, bem como em razão de diversos eventos grandes e importantes realizados na cidade, vem trazendo inúmeros turistas para a região, o que acaba aumentando a responsabilidade das polícias na preservação da ordem pública, a fim de proporcionar proteção e prevenção à comunidade.

É importante ressaltar que em Timbó não existe Guarda Municipal e não há agentes de trânsito atuando nas ruas para auxiliar a Polícia Militar em situações de trânsito, sobrecarregando ainda mais os policiais.

EFETIVO DA PM DE TIMBÓ

Atualmente, a polícia militar conta com 25 policiais, sendo que ainda neste ano dois deles irão para a reserva (aposentadoria), e em fevereiro de 2025 mais um policial se aposentará.

A Polícia Militar de Timbó realiza diversas e importantes operações cotidianamente, como a varredura com as motos pelas ruas da cidade, principalmente na área central, varredura na Praça Central, barreira de Trânsito 360 Infinito, fiscalização de apenados, Escola Mais Segura e Viagem Segura durante as férias de fim de ano. Segundo informações fornecidas pelo Comando da PM de Timbó, como estatística do excelente trabalho realizado nos últimos 12 meses, podemos destacar: 259 veículos irregulares foram removidos, 635 documentos veiculares foram retidos para regularização, com relação às notificações, 92 foram por embriaguez ao volante (recusa) e 391 por escapamento barulhento, com descarga livre e defeituoso, foram lavrados 184 termos circunstanciados, 116 prisões em flagrante, 15 Mandados de prisão cumpridos, 970 visitas preventivas nas escolas e creches (rede municipal, estadual e particular), 588 alunos formados pelo PROERD no ano de 2023, 170 relatórios da Rede Catarina devido ao acompanhamento de mulheres vítimas de violências doméstica e 25 visitas preventivas no comércio.

Importante destacar que a Delegacia de Polícia Civil de Timbó e outras da nossa região se encontram com um déficit significativo de policiais civis, em razão de afastamentos e recondução de policiais para outras localidades, o que tem prejudicado a eficiência do trabalho realizado pelos profissionais da segurança pública, que engloba desde investigações criminais complexas até a proteção dos mais vulneráveis, sendo necessário e urgente o aumento do efetivo, sempre prezando e objetivando a melhoria nos atendimentos à população.  

A redação do Jornal do Médio Vale entrevistou o Comandante da 2ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar, Major Fábio Verdasca De Luca, “Timbó é uma cidade atrativa, recebe turistas do Brasil todo, e agora tornando-se a capital do cicloturismo trará cada vez mais visitantes para cá, além dos parques do município referência na região. Também é possível observar que durante a semana, por ser a maior cidade da comarca, a cidade central do Médio Vale, é grande a circulação de pessoas nos comércios ou que estão apenas de passagem de um município para o outro. O maior número de pessoas por Timbó chama a atenção sobre a importância do aumento do efetivo para garantir ainda mais a segurança aos que residem, trabalham ou apenas passeiam por aqui”.

Foto – Assessoria Câmara de Vereadores de Timbó

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui