16.4 C
Timbó
sábado, 18 de maio de 2024

Bombeiro explica os perigos de carregar o celular na cama

Data:

Você é da turma que deixa o celular embaixo do travesseiro ou em cima da cama enquanto carrega durante a noite? Se a resposta for sim, é bom você repensar nessa atitude. A redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou o bombeiro militar cabo Maurício Jacobi Revelant para explicar os riscos que essa atitude, que parece simples e prática, pode causar.

A entrevista visa explicar de forma técnica o ocorrido no dia 3 de abril, quando um celular explodiu enquanto carregava num apartamento em Balneário Camboriú. A explosão causou um incêndio no local. Apesar do susto, a moradora, uma idosa de 63 anos, não se feriu. Após conectar o cabo no aparelho, a idosa o colocou sobre a cama. Depois da explosão, as chamas se espalharam pelo colchão e cortinas do apartamento.

- Publicidade -

Em entrevista o cabo Jacobi explica que, “primeiramente, sempre utilizar um carregador original do seu aparelho. Recomenda-se que se use produtos originais homologados pelo INMETRO, que vão ofertar uma qualidade de segurança para a questão do carregamento e da durabilidade do equipamento”.

Obviamente, o aparelho pode apresentar falhas de fábrica, isso pode acontecer e é por isso que existem as prevenções, e esse é o trabalho fundamental focado pelos bombeiros.

Se o aparelho caiu, ou teve algum defeito no equipamento eletrônico, não carregue ele enquanto não tiver uma visão técnica do equipamento, pois pode danificar a bateria e acontecer um superaquecimento onde causa a explosão. Outra prevenção é jamais deixar o celular carregando e ir dormir, ou sair. É importante que o equipamento carregue enquanto a pessoa está próxima ao local, pois caso ocorra um acidente, a pessoa consegue se autoajudar, ou seja, proteger o seu patrimônio e se autoproteger dessa micro explosão.

Entre os riscos de se carregar um celular na cama está que se trata de um material combustível muito tóxico e que larga muito monóxido de carbono e com um ponto de fulgor muito fácil. Por isso, é recomendado carregar o celular em superfícies que não propagam facilmente as chamas, como vidro, concreto, metal e evitar colchões, sofá.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui