15.6 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Festa Trentina inicia nesta quarta-feira, em Rio dos Cedros

Data:

Festa Trentina inicia nesta quarta-feira, em Rio dos Cedros
Abertura oficial será às 19h30min no Pavilhão C e terá diversas apresentações artísticas e cu …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: Arquivo JMV

RIO DOS CEDROS – Com o lema “Cultura i tradizioni, sono la vita di um popolo” inicia amanhã, dia 5 de setembro, às 19h30min, a 23ª Festa Trentina, em Rio dos Cedros. O evento que segue até o dia 9 de setembro, no Parque de Eventos, tem na coordenação o Circolo Trentino de Rio dos Cedros com o apoio da Prefeitura Municipal. De acordo com a presidente do Circolo Trentino, Doralice Panini a abertura da Festa terá apresentações artísticas e culturais, trazendo para o município o Grupo Vocal Syahamba, da Fundação Cultural de Timbó, que após apresentar-se na abertura, fará um show de uma hora, no Pavilhão da Alimentação. “A abertura da 23ª edição da Festa Trentina também terá a presença do tenor, Alberto Santana Chaves que fará sua apresentação com a participação dos integrantes da Academia Vid’Ativa”, destaca a presidente.

 

- Publicidade -

Segundo Doralice, nos cinco dias de festa a cultura trentina será destaque através de shows folclóricos, desfiles alegóricos, música e comida, que mostram a saga dos primeiros imigrantes, através da culinária tradicional servida aos visitantes e é claro, através do jeito simples e acolhedor do povo riocedrense.
A Festa Trentina foi idealizada com o intuito de criar um evento que enaltecesse a cultura e história do povo riocedrense. “Um evento que se concretizou através de uma parceria do Circolo Trentino com a Prefeitura. A festa é realizada anualmente, sempre na primeira quinzena de setembro”, comenta a presidente ao relatar que a primeira edição, no ano de 1989, foi realizada nas dependências da Igreja Matriz de Rio dos Cedros. Em 1991 o evento ganhou novo local, com a construção do Complexo da Festa Trentina, junto ao Pavilhão de Esportes Walmor Busarello. No ano de 1992, com a trágica enchente que atingiu a cidade a festa deixou de ser realizada. No ano seguinte, em 1993, foi utilizado pela última vez o pátio da Igreja para a festa, sendo que de 1994 até hoje o evento ocorre anualmente no Complexo da Festa Trentina.
Entre as novidades desta edição da Festa Trentina, Doralice destaca o show nacional dos Meninos de Goiás, que trará o ritmo do Sertanejo Universitário. Sendo que a grande novidade da festa ficará por conta do prato típico que irá mudar. “Não haverá mais buffet, vamos servir apenas o prato típico que será composto por: polenta, macarrão, fortaia, carne de frango e gado e salada”, comenta ela.
De acordo com informações da presidente do Circulo Trentino, o Centro de Eventos vai abrigar os bailes; o Centro Esportivo receberá as atrações culturais e a culinária, comida e bebida, será servida no Pavilhão da Alimentação.
No dia 6 de setembro, a programação da Festa inicia às 10h com o Encontro Estadual da Melhor Idade, seguido pela apresentação do Grupo Folclórico Alta Marea, de Timbó, às 11h30min. No período da tarde, a partir das 13h30min será realizada a Tarde Dançante com o Musical Duplo Encanto, de Rio dos Cedros e às 22h30min acontece o baile animado pelo Grupo Momentos, de Boa Vista do Buricá, no Rio Grande do Sul.
No Pavilhão C, do dia 6 de setembro, a partir das 13h será realizada uma apresentação especial, do Projeto Dançar (Adulto), de Rio dos Cedros.
 

PROGRAMAÇÃO
Dia 5 de setembro – MERCOLEDÌ (Quarta-Feira)
PAVILHÃO "A"
18h – Alimentação
PAVILHÃO "C"
19h30min- ABERTURA OFICIAL DA 23ª FESTA TRENTINA 2012
Apresentação do GRUPO VOCAL SYAHAMBA (Timbó-SC)
Apresentação do Tenor Alberto Santana Chaves com a participação da ACADEMIA VID’ATIVA


Dia 6 de setembro – GIOVEDÍ (Quinta-Feira)
10h – ENCONTRO ESTADUAL DA MELHOR IDADE
PAVILHÃO "A"
10h – Alimentação
11h30min – Grupo Folclórico ALTA MAREA (Timbó-SC)
PAVILHÃO "B"
13h30min – Tarde Dançante com o MUSICAL DUPLO ENCANTO (Rio dos Cedros-SC)
22h30min – Baile com o GRUPO MOMENTOS -(Boa Vista do Buricá-RS)
PAVILHÃO "C"
13h – Apresentação Especial do PROJETO DANÇAR (Adulto) – (Rio dos Cedros-SC)
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui