26.1 C
Timbó
domingo, 23 de junho de 2024

Benedito Novo confirma primeiro caso de Febre do Oropouche

Data:

A Prefeitura de Benedito Novo, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de febre do Oropouche na cidade. Os exames foram enviados pela Vigilância Epidemiológica para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que identificou o vírus na amostra.

Desde o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) em maio, houve um aumento de 14 novos casos confirmados, totalizando 52 casos em 12 municípios catarinenses, com o Vale do Itajaí sendo a região mais afetada.

- Publicidade -

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte forma: Benedito Novo, Corupá, Guabiruba, Schroeder e São Martinho: um caso cada; Antônio Carlos e Tijucas: dois casos cada; Blumenau: três casos; Ilhota: cinco casos; Brusque: seis casos; Luiz Alves: 13 casos e Botuverá: 16 casos.

A febre do Oropouche é causada por um arbovírus e transmitida principalmente por mosquitos, como o Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas são semelhantes aos da dengue e da chikungunya, incluindo dor de cabeça, muscular e nas articulações, náuseas e diarreia. Não há tratamento específico, apenas repouso e cuidados sintomáticos.

Para prevenir a doença, recomenda-se medidas individuais como o uso de repelentes, telas de proteção e roupas compridas. Os casos suspeitos estão sendo verificados em pacientes com sintomas semelhantes aos da dengue, mas que testaram negativo para essa doença.

Para mais informações e atendimento em saúde, a população pode contatar a Saúde Benedito Novo pelo telefone 0800 444 3348, pelo Aplicativo Saúde Ativa SC ou pelo WhatsApp, disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui