18.8 C
Timbó
segunda-feira, 24 de junho de 2024

Benedito Novo confirma primeiro caso de Febre do Oropouche

Data:

A Prefeitura Municipal de Benedito Novo, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica municipal, receberam a confirmação laboratorial do 1° caso de Febre do Oropouche no município. Os exames foram encaminhados pela Vigilância Epidemiológica municipal para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) que detectou a presença do vírus na amostra.

Desde o boletim da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em maio, teve um aumento de 14 novos casos confirmados. Ao todo, são 52 casos em 12 municípios de Santa Catarina. A região mais atingida é o Vale do Itajaí.

- Publicidade -

Veja as cidades e o número de casos da Febre Oropouche: em Benedito Novo, Corupá, Guabiruba, Schroeder e São Martinho, foi registrado um caso da febre nessas cidades. Em Antônio Carlos e Tijucas, dois casos, Blumenau, três casos. Ilhota cinco casos, Brusque seis casos, Luiz Alves treze e Botuverá 16 casos da febre.


Febre do Oropouche

Conforme o Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.

Prevenção: Os mosquitos transmissores se proliferam em áreas naturais no meio ambiente, não há atualmente nenhum protocolo de controle químico recomendado, são orientadas medidas de prevenção individual como: repelentes, telas de proteção, roupas compridas.

Os casos suspeitos de Febre do Oropouche estão sendo verificados nos pacientes que estão com os mesmos sintomas da dengue e que já testaram dengue e estão negativos; assim fecham os critérios de suspeitos para essa nova doença.

Alô, Saúde Benedito Novo.
Atendimento e informações em saúde, atendimento de enfermagem, atendimento médico (consultas, emissão de receitas, atestados, solicitação de exames e encaminhamentos).
Alô Saúde Benedito Novo, via 0800 444 3348 ou Aplicativo Saúde Ativa SC, ou WhatsApp.
Atendimento 7 dias da semana 24 horas.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui