22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Timbó terá Centro de Atendimento Especializado para dengue

Data:

“A dengue é uma questão séria que requer nossa atenção imediata. Diante disso, estamos agindo prontamente para estabelecer um Centro de Atendimento Especializado para pacientes com dengue a partir do dia 4 de março, localizado no Centro Evangélico da Igreja Luterana, no Centro”. Esse foi o anúncio feito pelo secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri (Alfredinho), por meio das redes sociais da Prefeitura.


Segundo as instruções do secretário, a primeira etapa é procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, que encaminhará, se necessário, para o Centro de Atendimento Especializado. “Em Timbó, registramos 69 casos de notificações de dengue, incluindo oito casos confirmados, dos quais três são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. É fundamental estar atento aos sinais e sintomas. Ressaltamos que a porta de entrada sempre será a Unidade de Saúde do seu bairro”.

- Publicidade -


Em nota a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Michelle Tamara Zilse Stolfi, destaca os sinais e sintomas da dengue: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e dor atrás dos olhos. Também podem ocorrer náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. “É crucial evitar a automedicação e buscar atendimento médico, de preferência na Unidade de Saúde, seguindo as orientações médicas, especialmente quanto à ingestão de líquidos”.


Michelle ressalta a importância do uso de repelente para prevenir a doença e, na suspeita de dengue, também recomenda seu uso, pois o Aedes aegypti, ao picar uma pessoa infectada, pode se contaminar e transmitir a doença a outras pessoas. “É fundamental lembrar que apenas as fêmeas do mosquito Aedes aegypti transmitem a dengue. Assim, se uma fêmea estiver infectada, seus ovos também estarão, e as fêmeas recém-nascidas transmitirão a doença ao picar as pessoas”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui