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domingo, 19 de maio de 2024

Educandário investe no diálogo

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Educandário investe no diálogo
Professores da Escola de Educação Básica Professora Attela Jenichen avaliam ações do primeiro b …

Clarice Graupe Daronco / JMV

INDAIAL – No dia 5 de maio a direção e professores da Escola de Educação Básica Professora Attela Jenichen, localizada no bairro Benedito, em Indaial, realizaram a entrega dos boletins com os resultados das avaliações do primeiro bimestre e contou com a presença de pais e responsáveis. Segundo o diretor do educandário, professor, Amir Kuehn, a ação teve por objetivo promover um diálogo entre os professores, pais e estudantes visando a melhoria do desempenho dos estudantes.

O diretor explica que a Escola iniciou suas atividades no dia 1º de fevereiro deste ano, sendo que as primeiras semanas foram de organização do espaço escolar e de formação dos professores e equipe gestora. “Na sequência iniciaram as atividades do ano letivo com a realização da semana de Integração para os estudantes do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti). A Escola oferece tanto o Emiti como também o Ensino Médio Regular Noturno e ainda abriga a Unidade do Ceja de Indaial”.

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Kuehn explica que a proposta pedagógica desenvolvida no Emiti, está pautada em uma Matriz de Competências para o século 21 (Autoconhecimento, Colaboração, Comunicação, Criatividade, Responsabilidade, Pensamento Crítico, Resolução de Problemas e Abertura para o novo). “As cinco metodologias integradoras (Aprendizagem Colaborativa, Presença Pedagógica, Problematização, Educação por Projetos, Formação de Leitores e Produtores de Textos na Perspectiva dos Multiletramentos), contribuem para o fortalecimento de uma comunidade de sentido e prática na escola, dá unidade ao ensino e permite que os professores tenham caminhos intencionais e estruturados para promover o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências. Oferece um currículo estruturado em dois macro componentes: Áreas de Conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza) e Núcleo Articulador (PV – Projeto de Vida, PP- Projeto de Pesquisa, PI – Projeto de Intervenção e EO- Estudos Orientados). A visão de educação nesta proposta é oportunizar o Protagonismo Juvenil, o jovem como agente do conhecimento, com voz ativa, responsável pela construção dos rumos de sua existência e pelo seu processo de aprendizagem. Na turma do Ensino Médio Regular Noturno embora os tempos sejam diferenciados e reduzidos em relação aos tempos do Emiti, os professores trabalham a partir da lógica e das metodologias do Integral, buscando não fazer diferenciação”.

De acordo com o diretor tanto estudantes como professores, embora o pouco tempo do desenvolvimento do programa, já notam diferença. Em entrevista o professor Nilo Perini, de Filosofia e Sociologia, afirma que percebe-se que os estudantes passam “a ter responsabilidade com as palavras, as condutas, ações, esforço, ideias e principalmente consequências dessas ações, passando do caminho protagonista para autonomia enquanto cidadão”. Perini revela sua satisfação em estar trabalhando na Escola afirmando que: “sempre sonhei trabalhar em uma escola em que os alunos fossem recepcionados como os autores principais de uma obra, essa que seria determinada por eles mesmos, caracterizando assim o verdadeiro protagonismo no desenvolvimento do ‘Ser’ em sociedade”.

Para Kuehn trabalhar na Escola de Educação Básica Professora Attela Jenichen tem sido um grande desafio e também uma alegria constante, pois além de pode contar com uma competente equipe de profissionais a comunidade escolar tem se demonstrado parceira da Escola. “A Escola tem adotado a estratégia do Conselho de Classe Participativo como forma de envolver os estudantes e os pais no processo avaliativo. Ao longo da semana são 50 aulas distribuídas entre 35 aulas dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular e 15 dos Componentes do Núcleo Articulado onde são desenvolvidos os projetos. A Escola está em fase de conclusão das obras e nas próximas semanas estará sendo entregue para uso o Ginásio de Esportes. A Escola incentiva e estimula as atividades culturais e esportivas, tanto que segundo a professora de Educação Física Kelly Longo a Escola vai participar dos Jogos Escolares de Santa Catarina, fase municipal e regional, envolvendo 8 modalidades e 88 atletas”, destaca ele.

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