16.7 C
Timbó
domingo, 19 de maio de 2024

UEI estimula o conhecimento

Data:

UEI estimula o conhecimento
Crianças de três anos são instigadas a conhecer o bairro e suas curiosidades locais …

Clarice Graupe Daronco/JMV

Foto: FOTOS/UEI E.D.N

INDAIAL – “Ensinar as crianças a valorizar, a preservar e a respeitar as pessoas e o bairro aonde moram é um caminho para que no futuro possam também lutar por melhorias e ajudar na evolução do mesmo”. Com essas palavras a coordenadora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Encano do Norte, Márcia Tonett fala sobre um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do Município de Indaial, com o tema: “Indaial, Arte e Cultura”, onde estão trabalhando com os artistas da cidade.

Márcia explica que a UEI Encano do Norte optou em pesquisar se no próprio bairro havia algum artista, com o objetivo de valorizar o artista local, pois coincidiu com o projeto da Unidade que é: “Conhecendo o Nosso Bairro”.

- Publicidade -

A coordenadora relata que a professora Rosiclei de Souza Lima, que é regente da turma de três anos, juntamente com suas auxiliares Kátia Dietrich e Joseane Cunha elaboraram uma visita onde bem pertinho da Unidade tem um sítio no qual reside a proprietária Elsa Lunelli, de 78 anos, casada com Silvestre Lunelli, há 60 anos, e que moram no bairro Encano do Norte há 30 anos. “Dona Elsa, como é carinhosamente chamada pelas crianças, decora o jardim e a varanda do seu sítio, transformando elementos da natureza em artes, como troncos de árvores, conchas colhidas em sua lagoa e catutos colhidos em seu jardim”.

Segundo informações, a professora juntamente com a turma está realizando algumas releituras dessas artes com os elementos naturais doados pela própria artista, que estarão expostas no dia da Festa Cultural de Indaial, marcada para o dia 7 de julho, das 11 às 16h com apresentações de outros artistas, junto a UEI Encano do Norte.

Ao falar sobre a atividade fora da sala de aula com as crianças, a coordenadora conta que o passeio seguiu da Unidade até o sítio, onde a professora e suas auxiliares levaram os pequenos caminhando, para que tivessem a oportunidade de observar e prestigiar a paisagem natural que encontravam pelo caminho.

A coordenadora comenta que as crianças com muita tranquilidade e curiosidade puderam analisar cada detalhe das moradias e suas peculiaridades. Chegando ao sítio, entusiasmadas e admiradas com a natureza local, ficaram muito contentes quando avistaram o casal, que dispostos e muito simpáticos vieram lhes receber. Dona Elsa apresentou todo o sítio e principalmente as suas decorações com catutos pintados e colocados em galhos de árvores e a árvore de conchas de borboletas, pintadas com tinta óleo e delicadamente confeccionadas com anteninhas de fio de luz. “Ela também apresentou às crianças as árvores que produziam os catutos e elas logo indagaram: É uma fruta? Dá para comer? Que grande! Além de ver a arte da dona Elsa, também puderam ver a culinária de Silvestre que apresentou o que ia cozinhar no almoço, uma batata doce gigante. Todos queriam pegar na batata doce para ver se realmente era pesada, então Silvestre logo as provocou dizendo: Essas crianças são muito fortes! Tem que comer muita batata doce para ficar com saúde e forte. Não é a toa que ele já tem 83 anos e está com essa disposição toda”, destaca Márcia.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui